top of page

HERANÇA DIGITAL – Acesso a dados digitais de falecidos


Apesar da ausência de regramento pela LGPD, a chamada “herança digital” é tema de grande relevância para o direito de família e sucessões. Além de possíveis impactos financeiros, as atividades on-line, opiniões, interações e memórias do falecido na internet podem representar enorme valor subjetivo para a família.

Nesse sentido, o Facebook, por exemplo, permite que o usuário escolha previamente o destino de sua conta em caso de morte, podendo optar pela exclusão ou manutenção de seu perfil. Optando pela manutenção, o titular poderá indicar um contato herdeiro, transformando a conta em um memorial.

Como não há transmissão post mortem dos direitos da personalidade, os dados digitais dos usuários falecidos não são transferidos aos herdeiros. Assim, o tratamento de dados fica sob responsabilidade das plataformas controladoras, que só poderão disponibilizar o acesso aos herdeiros por meio de ordem judicial.

Sobre o tema, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo se posicionou no sentido de que devem prevalecer as escolhas dos indivíduos sobre o destino de suas contas em cada uma das plataformas. Inexistindo manifestação de vontade, devem prevalecer os termos de uso de cada site, desde que alinhados ao ordenamento jurídico pátrio.


bottom of page